Entry: EM MEMÓRIA DO DR. FERNANDO AMARAL 2009.06.23



Faleceu em Lamego, no passado dia 24 de Janeiro, o nosso ilustre e muito prestigiado associado n.º 1129, Dr. Fernando Monteiro do Amaral. Nascido a 13 de Janeiro de 1925, em Cambres, Lamego, Licenciado em Direito, desempenhou as mais altas e prestigiantes funções de Estado, nomeadamente as de Presidente da Assembleia da República (entre 1984 e 1987), Ministro da Administração Interna e de Ministro Adjunto do Primeiro Ministro tendo, finalmente, assumido o alto cargo de Vice-Presidente do Conselho da Europa.

Nesta breve mas sentida e dolorosa notícia importa-nos realçar sobretudo a amizade que ao longo de cerca de 30 anos sempre dedicou à CTMAD, sendo por exemplo de relembrar o apoio que nos conferiu por ocasião da homenagem prestada ao Prof. Doutor Adriano Moreira em Maio de 2006, durante a qual obsequiosamente proferiu uma memorável oração de elogio e saudação àquela incontornável figura pública de político e estadista.
 
Guardamos também na nossa Biblioteca um exemplar do livro de sua autoria que oportunamente nos ofertou "Memórias de uma Toga" contendo episódios pitorescos da sua vida de causídico bem reveladores, alguns deles, do espírito lhano e franco do povo transmontano e alto duriense.
 
São estes pequenos gestos que guardamos em memória de quem de nós se afastou e vimos partir com saudade, um elo inquebrantável, contudo, que fica na história da nossa centenária associação regionalista.
 

   0 comments

Leave a Comment:

Name


Homepage (optional)


Comments